
Todavia, há um problema sério nessa perspectiva evolucionista. Ela tem um caráter destrutivo, porque não reconhece a herança cultural e histórica acumulada. Quando algumas ideologias afirmam que uma época histórica “substitui” a outra, há uma ruptura do processo histórico, uma descontinuidade daquilo que o homem criou através dos tempos. É, em suma, uma filosofia anti-histórica. Certos conceitos evolucionistas possuem as sementes do ódio revolucionário contra as tradições. Não é por acaso que muitas revoluções quiseram destruir os legados do passado em nome de um futuro hipotético “maravilhoso” da humanidade. Quiseram criar uma espécie de “tabula rasa” milenarista de uma época dourada hipotética, ainda que para isso se apagasse toda a memória intelectual, moral, cultural e histórica do mundo. O “progresso”, no sentido moderno e iluminista tal como é entendido, é justamente uma rebelião contra o passado histórico da civilização, em particular, a civilização cristã. É uma revolta mesma contra a realidade e a natureza humana.
Há outra contradição séria na idéia exaltada e futurista do progresso evolutivo da humanidade: é que não há parâmetros morais e éticos sólidos ou absolutos para consagrá-la. Só podemos falar em “evolução” dentro de um universo de valores e de uma realidade preexistentes que possam ser aperfeiçoados. Pois dentro dessa mesma realidade, alguns aspectos da natureza se mantêm imutáveis e alguns valores permanecem absolutos. Por mais que haja mudanças aparentes na forma em como a sociedade aborda seus valores, a perspectiva da realidade, a causalidade e conseqüência dos atos e mesmo a boa tradição que a sustenta tendem a permanecer os mesmos, na sua essência. Só há como aceitar a melhora ou evolução da humanidade dentro de atos humanos sublimes de criação ou o aperfeiçoamento do que já existe de bom. Isto porque a boa tradição é que assegura a validade e a consagração destes parâmetros.
Neste caso, existe outro mito tão alardeado pela cantilena revolucionária idólatra do futuro: a de que a tradição é refratária ao progresso ou contra a melhora da humanidade. A palavra tradição já está implícita no seu sentido: ou seja, o repasse de experiências, conhecimentos, valores, de gerações a gerações, no objetivo de se preservar uma bagagem cultural, histórica e de conhecimento da civilização. Uma sociedade sem tradições é uma cabeça com amnésia existencial, uma planta sem raízes, uma prataria sem valor real. Porque a tradição, através da solidez da experiência e do conhecimento, aperfeiçoa continuamente a humanidade. Jamais a cultura pode se renovar sem os parâmetros comparativos do passado e do futuro e sem sua interligação histórica no tempo e no espaço. Na verdade, a tradição é uma tensão permanente entre o que foi construído, cultivado e descoberto e o que há para descobrir. A tradição não é válida porque pertence ao passado; não é uma época que a valida. O tradicionalista que eleva o passado pelo passado, peca pela mesma idolatria cronológica revolucionária do progressista. Ela é válida porque seu legado vale para todas as épocas vindouras. Quando se fala de uma tradição ocidental respaldada na cultura judaico-cristã e greco-romana, se está falando de um acúmulo histórico e existencial de experiências que criam nortes para as criações futuras. Da boa árvore, conhecereis os frutos. A negação completa da tradição não somente nega a historicidade dos atos humanos, como destrói a memória cultural da humanidade, já que esta se torna alijada de suas criações através da história. Sem a tradição, a humanidade perderia sua memória e seria incapaz de compreender a si mesma.
Isto porque toda grande tradição histórica que permanece, um dia representou a renovação, a novidade que se firmou no tempo e no espaço. Quando Deus revelou os Dez Mandamentos no Sinai para os judeus e quando Jesus Cristo chegou à Terra para pregar as boas novas, tudo isso era novidade aos homens. E depois se tornou costume, tanto pela prática, como pelo valor. Alguém poderia objetar, afirmando que há costumes ruins que são preservados no tempo. Isso também é verdadeiro. Entretanto, a reflexão histórica da tradição é que faz resguardar valores autênticos e, ao mesmo tempo, abandonar costumes e práticas odiosas em nome dela. O cristianismo aboliu muitas práticas terríveis do mundo antigo, consideradas “tradicionais”, e, nem por isso, revogou a grandeza da filosofia antiga grega e do direito romano. Mesmo na história cristã, muitas coisas ruins surgiram em nome da Cristandade. Porém, os princípios essenciais do cristianismo foram educativos, no sentido de corrigir ou combater essas distorções muitas vezes imprevistas.
Há outro aspecto que a tradição revela, ainda que não se confunda com ela: a transcendência. A busca filosófica, como a busca religiosa, revela, através dos tempos, que a história implica uma continuidade, um estado de permanência, ainda que algumas coisas da natureza pareçam mutáveis. Quando se lê Aristóteles, Platão ou Santo Tomás de Aquino; ou quando se degusta a leitura da bíblia ou de Dom Quixote, existe um componente de identificação de certas questões que permanecem dentro de nosso meio, mesmo que isso tenha sido escrito num passado longínquo e distante. Há nestes pensadores, escritores e obras, uma busca do absoluto, do universal e do eterno. A identificação ou mesmo a rejeição pessoal do que podemos ter pelo passado nos liga a uma continuidade histórica com ele. O acúmulo das tradições, como a valoração do que elas preservam, implica um permanente estado de coisas existentes na realidade e que ganham universalidade, na medida em que são imutáveis no tempo e no espaço. Quem lê Aristóteles ou Santo Tomás de Aquino, em parte, sente os mesmos dramas filosóficos e existenciais que estes. Quem ama a figura do Dom Quixote vê um personagem que se eterniza na existência humana, a do homem iludido e sonhador. E a bíblia, com suas tramas familiares, seus personagens enigmáticos, suas guerras e mesmo os conflitos do povo eleito de Israel sujeito a uma obrigação moral com Deus, implica um reflexo da relação do homem temporal com a eternidade determinada pelos céus. Por mais que a humanidade modifique suas instituições e a expressão formal da cultura, na prática, os dilemas políticos, morais, éticos, filosóficos, continuam parecidos, senão os mesmos. A unidade, harmonia, coerência, revelados na tradição através da historia, acabam nos levando a crer que existe uma ordem superior que coordena toda a natureza das coisas. Os valores do sagrado, por assim dizer, permanecem eternizados, precisamente porque comprovam uma continuidade, uma permanência, uma imutabilidade, uma fé no absoluto. E a tradição é mero canal disso. Há certas características ontológicas do homem e da natureza que são imutáveis. E essa imutabilidade só é possível dentro de um pré-ordenamento do universo vindo de uma inteligência superior, que é Deus.
As ideologias totalitárias, como negadoras completas de absolutos na natureza, projetaram criar um homem e uma realidade artificiais, negando a natureza humana e mesmo a realidade tais como elas são. Não é por acaso que elas negam as tradições mais genuínas e as crenças mais absolutas da Cristandade, já que o único absoluto que reconhecem é a gnose da engenharia social, a gnose destrutiva de revogar o que é imutável no homem e no universo. Como o homem do passado e do presente é apenas um “atraso”, dentro da concepção evolucionista do futuro, os regimes totalitários acabam devastando o homem real, imutável nas suas qualidades, em nome de um homem fictício, irreal e mutável. O “homem novo” do nazismo e do comunismo é a destruição da humanidade tal como ela é. Os relativismos e os materialismos representam o homem rebaixado à cova e ao desespero do nada. E o totalitarismo que os inspira é uma bota esmagando um rosto humano, na feliz expressão de George Orwell.
Civilização, tradição, transcendência, Cristandade. Legados que permanecem no tempo, a despeito de algumas mudanças, boas ou ruins. No entanto, mudam-se as aparências, e as essências continuam imutáveis. Não se pode falar em “evolução”, aperfeiçoamento, sem referências absolutas. Não se pode falar em melhora dos valores e da sociedade, sem sustentáculos morais e éticos autênticos. Não se pode falar em causalidades e efeitos fora da realidade. As concepções evolucionistas do tipo materialista não visam reformular ou melhorar o ser humano. Visam sim, destruir a natureza humana, a sociedade, os valores absolutos e mesmo a memória histórica milenar. Esse é o preço a se pagar pelas revoluções do século XX.
17 comentários:
Veja só amigo Conde como o Senhor JESUS CRISTO já era anti-evolucionista na época d'ELE, pq ele deixou dito: "permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permancerdes em mim." (João 15, 4)
Rapaz, e o que mais quer a MUdernidade evolucionista vermelhopata é deixar-nos sem produzir frutos ao deixarmos de permanecer na videira que é JESUS, pq pra a mesma é "antiquado" ou é "fanatismo" sermos cristianíssimos. . . Ai, ai ai!
Excelente post, Conde!
ABRAÇOS! :)
Tenho profunda lástima destas pessoas que só começam a entender o mundo recém no fim da vida. Relacionei-me com muitos sacerdotes em minha juventude, afinal fui congregado mariano (e presidente de Congregação Mariana) e militei na JEC e na JUC. Nesta, minha militância foi curta, afinal minha fé estava se esboroando. Mas conservei contato com alguns daqueles padres, padres que admirei por seu idealismo, e que, tendo tomado contato com jovens, largaram a batina. Certa vez, conversando com um deles, 60 anos, ele deitou a cabeça sobre minha mão e começou a chorar: "eles roubaram minha vida".
Que podia eu dizer àquele homem de 60 anos, que só descobrira o engodo já na última etapa da vida? Quantas milhares de horas teria perdido de gozo sexual, de carinhos de uma mulher? Quantas vezes teria tido de renunciar à razão porque os dogmas assim o exigiam? Quantas vezes teria dobrado a cerviz ao poder imperial de uma instituição medieval e obsoleta? Àquele defroqué, eu nada tinha a dizer. Só a escutar.
Caro Conde, há tempo tenho lido seus artigos e quero agora parabenizá-lo.
Parabéns por sua solidez nos argumentos.
Exaltar positivamente a "Doce Primavera" não é algo comum nestes dias tenebrosos em que pipocam por todos os cantos "intelectuais" claramente contaminados pela gnose modernista.
Estou quase me formando em direito e quero dizer que é uma pena que não existam mais advogados como tu, com os teus pensamentos, com a tua visão cristã.
Sim, porque o que mais se verifica no meio jurídico é uma total submissão ao positivismo/socialismo/relativismo.
Mais uma vez:
PARABÉNS.
um abraço.
EXCELENTE,caro Conde!!!
PARABÉNS!!!
Quanto ao comentário do bucéfalo,às 1:03 PM,dizer o quê?
Vou seguir a sugestão do filósofo Olavo de Carvalho,para responder às asininas e limitadas manifestações dos sociopatas,esquerdopatas e esquerdistas/ateístas,que teimam em vir aqui,num blog Conservador,Cristão,de Direita,para emporcalhar,com a incultura e demência que os caracteriza:vai tomar no cú,"VIVA O PT disse..."!!!
Esquerdista/ateísta,como sempre,não se emenda mesmo,hehehe!!!
Gentalha vermelha!!!
KIRK
Conde Loppexu, um homem de peito! O sutiã deve ser 50.
"maurício",às 4:54 PM,não tomou no cú,hoje?Não?!Não seja por isso:"maurício",vai tomar no cú,seu fdp e esquerdista!!!
HE HE HE
KIRK
QUEM DEFENDE A BÍBLIA DEVERIA ESTAR NUMA JAULA
A Bíblia é um atentado ao Estado Democrático de Direito. É um livro que deveria ser proibido se fizessemos valer a lei. Ela vai contra com quase todos os incisos que tão brilhantemente foram redigidos no artigo 5º da nossa atual Constituição Federal
Vou dar alguns exemplos: O inciso I CONSTITUIÇÃO FEDERAL já é uma verdadeira aula anti-machismo quando afirma que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição e acaba entrando em choque com o pensamento bíblico de que a mulher deve ser servil e submissa ao seu marido:
Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor - (Colossenses 3:18)
As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. (I Coríntios. 14:34,35)
E esta que me parece ser o maior exemplo da estupidez que costumamos encontrar na Bíblia: Se uma mulher for estuprada na cidade, e não gritar alto suficiente, ela deve ser apedrejada até à morte. (Deuteronômio 22:23-24).
Imagine a sua filha sendo estuprada e depois condenada ao apedrejamento por não haver gritado alto o suficiente? Quem defende este livro inescrupuloso deveria ser preso.
A Bíblia é um atentado ao Estado Democrático de Direito.
Conde-Explique isso para os americanos protestantes, que usam da bíblia uma fonte de inspiração política! Explique para nós onde a bíblia é contra o Estado de Direito, se muitos dos valores políticos atuais foram inspirados pelo Livro Sagrado? Petistas analfabetos são assim: senhoritos satisfeitos, arrogantes, analfabetos funcionais.
É um livro que deveria ser proibido se fizessemos valer a lei.
Conde-Proibido devia ser o PT, que é membro do grupelho terrorista do Foro de SP, do narcotráfico e do comunismo internacional, causador de 100 milhões de mortes no mundo. Quem defende um ideal criador de tantos cadáveres tem que ser preso num manicômio judiciário.
Ela vai contra com quase todos os incisos que tão brilhantemente foram redigidos no artigo 5º da nossa atual Constituição Federal
Conde-Constituição Brasileira brilhante? O homem-massa, quando fala, demonstra a estreiteza do seu horizonte mental.
Vou dar alguns exemplos: O inciso I CONSTITUIÇÃO FEDERAL já é uma verdadeira aula anti-machismo quando afirma que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações,
Conde-Ohhhhhhh! Quer dizer que quando sua mãe for currada por um bando de bandidos, vc não vai intervir em favor dela, pq defendê-la é um ato de machismo?Puxa, que maravilha, agora as pobres coitadas das mulheres não terão machos para defendê-las. Vão esperar a Delegacia da Mulher, de preferência, com o camburão do IML pra buscar o corpo.
nos termos desta Constituição e acaba entrando em choque com o pensamento bíblico de que a mulher deve ser servil e submissa ao seu marido:
Conde-A mulher moderna troca o macho pelo Estado moderno. Acredite, o Estado moderno é bem mais opressor do que o macho.
Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor - (Colossenses 3:18)
Conde-Nada mais coerente, já que a sociedade era patriarcal e quem defendia a casa era o homem.
As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
Conde-As mulheres tinham participação política? Penso que não. Até para o bem delas.
E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. (I Coríntios. 14:34,35)
Conde-Em outras palavras, a mulher não deve se expor publicamente. É cada leproso mental filho da puta que me aparece aqui!
E esta que me parece ser o maior exemplo da estupidez que costumamos encontrar na Bíblia: Se uma mulher for estuprada na cidade, e não gritar alto suficiente, ela deve ser apedrejada até à morte. (Deuteronômio 22:23-24).
Conde-Ele se esqueceu de dizer em Deuteronômio, Cap. 22,25:? "contudo, se o homem encontrou a jovem prometida no campo, violentou-a e deitou-se com ela,morrerá somente o homem que se deitou com ela". Ou seja, a bíblia é implacável com estupradores e benévolo com as mulheres estupradas. Isso pq o cara precisa falsificar trechos da bíblia para sustentar suas mentiras. Vá tomar no seu cu, cobra d´água.
Imagine a sua filha sendo estuprada e depois condenada ao apedrejamento por não haver gritado alto o suficiente? Quem defende este livro inescrupuloso deveria ser preso.
Conde-Vc mente, desinforma e falsifica trechos da bíblia para proibi-la? Quem devia ser preso é vc, por estelionato intelectual.
Alguém deveria,munido de um ferro em brasa,escrever o seguinte,no rabo do "viva o pt",às 3:10 PM:
"É GRAÇAS AO QUE EU CONDENO QUE MEUS ANCESTRAIS SÍMIOS PUDERAM SOBREVIVER E,ASSIM,PUDERAM GERAR ESTA BESTA QUADRADA VOS FALA E ESCREVE,CUJA ÚNICA FUNÇÃO É FALAR E ESCREVER MERDA!!!"
KIRK
Boa boa...^^
Ontem vi uma matéria muito legal...um cara recebeu um Diploma Dizimista...
Assinado adivinhem por quem?
JESUS CRISTO!
ahushusahuashuasuhsauhuhauhasuhashuashusashua
O cara sofria de uma doença
Estou mt feliz pela volta do João Emiliano.
Conde, parabéns!
ESTE VIVA PT, cuja mensagem, ele gane, late, vide acima, é um caso de doença mental
SUB-CULTO, IMBECIL, ALGO GENÉTICO, SEM CURA, PROBLEMA DE DNA, É MUITO CONHECIDO NA REDE
TÉM cargo comissionado...
Qual é a deste doente chamado "viva o pt",6:02 PM?
É falta de simancol,será?
Se pudéssemos prever se um feto ao se tornar adulto viraria um petista, eu abriria exceção ao aborto nesse caso...
O sujeito VIVA o PT é tão ralé, que sequer põe o próprio nome.
Dá-lhe Conde, dos tempos do MiRC, passando pelo orkut e chegando ao Blogger, sempre pisando na esquerda.
Beijos Yuko, voltei pra ficar! DEUS com certeza abençoa minha amizade com o Conde, sim, pra sempre.
ABRAÇOS!! :)
Caro Conde,os PeTralhas adoram freqüentar o seu blog e o blog do caro Reinaldo SÓ para leverem os costumeiros pontapés no traseiro,hehehe!!!
Imagino como não deve estar os pés de vocês,de tanto chutar bunda esquerdista/ateísta,hehe!!!
Haja bunda vermelha para ser chutada,hein!!!
O pior,caro Conde,é que quanto mais vocês chutam ou desprezam estes arremedos de monstrinhos,que teimam em se achar gente e gente normal,MAIS ESTES FILHOS DA PUTA do Esquerdismo/Ateísmo se apaixonam por vocês,a exemplo da mulher de malandro,hehehe!!!
Rá Rá Rá
KKKKKKKK
KIRK
Gosto muito do seu blog, só acho que vc deveria moderar os comentários para mandar esses comunistas petistas ateus malditos e escrotos para a pqp. grande abraço
Postar um comentário