domingo, setembro 21, 2008

Algumas razões cristianíssimas.

Uma das razões de eu ter buscado o cristianismo, e, em particular, o catolicismo, foi a minha profunda aversão ao materialismo moderno. Durante uma boa parte da minha adolescência, eu me embebi do veneno do ateísmo e do relativismo, e não percebia o quanto isso tinha um potencial destrutivo. Minhas idéias passavam de uma estranha mistura de liberalismo anticlerical, com aquela pitada de pseudo-cientificismo pedante, tão comum a muitas estrelas do circulo acadêmico (embora eu não pertencesse a nenhum). Lembrava os velhos ódios maçônicos da Revolução Francesa contra a igreja católica e contra o cristianismo em geral. Claro, com sacadas de Nietszche na cabeça. Na verdade, meus sentimentos eram até sinceros, embora obtusos. Observava alguns absurdos sendo atribuídos a religião e acabava crendo nisso como se fosse uma totalidade. A minha crença era a de que a religião visava um mal, os clérigos foram feitos para dominar a sociedade em causa própria e a fé era um emaranhado de superstições. E eu infernizava a vida dos pobres religiosos: os protestantes eram minhas maiores vítimas. Paradoxalmente, hoje, eles são todos amicíssimos meus. E, confesso, tenho um carinho profundo por eles.

É curioso que, a despeito desse aparente conflito com a religião, nunca me isentei dos valores com que ela me ensinou. Felizmente, percebi, com o tempo, que meu relativismo era postiço; que minha visão anti-religiosa era falsa. E tais manifestações não condiziam com a realidade dos meus sentimentos. Percebia que me identificava com o passado, com a história e com a Idade Média cristã. Algo estranho para um suposto ateu militante. . .

O materialismo promete a liberdade insuflando a revolta contra Deus e mesmo contra os homens. É pior: ele insufla uma revolta sem precedentes contra a realidade e contra a escala das premissas morais, éticas e epistemológicas elementares, deformando a própria compreensão do mundo. Analisando parcamente as teses iluministas atéias, marxistas, positivistas e outros tipos ideológicos “cientificistas”, deparo-me com algo que me foi particularmente incômodo: elas conspiram contra a consciência e contra a liberdade humana. Porque os aspectos filosóficos que dimensionam a liberdade, a consciência, a moral, a ética, entre outros, só podem ser visíveis e substanciais, dentro de uma profunda crença na transcendência. Até então, eu, que acreditava lutar pela liberdade, na prática, estava ajudando a destruí-la.

Se há algo que existe nos materialismos é um profundo fatalismo da realidade humana. Não existem atributos inatos que nos caracterizam como seres humanos livres, independentes ou espirituais. Os marxistas, os positivistas, os evolucionistas e outros tipos de “ismos” nos reduzem a um rebanho determinado por forças históricas, biológicas e materiais arbitrárias e impessoais. Às vezes pensava comigo: como conciliar a razão humana e seus valores dentro de uma perspectiva filosófica que transforma a humanidade num nada? O matemático Blaise Pascal falava do terrível silêncio do universo na falta de Deus. Este universo sem voz, sem razão de ser, sem nexo causal, anulava e esmagava o significado e a importância do homem no mundo. O que percebi, cada vez mais nos materialismos, é que eles supõem piamente que o acaso é algo superior a racionalidade. Mas desde quando o acaso cria alguma coisa? Se os homens não conseguem criar quase nada ocasionalmente, como isso pode ser uma realidade do surgimento do mundo, com suas complexidades, suas harmonias e suas maravilhas? Qual seria o sentido de discutir sobre a liberdade, sobre os direitos, sobre a consciência, sobre a sacralidade da vida humana, se todo o resto do universo silencia quanto a isso? Um amigo ateu me perguntou por que comecei a crer em Deus. E aí respondi: - Por uma razão muito simples. Se Deus não existir, todas as hierarquias valorativas da ética, da moral e mesmo da existência humana, com os quais cremos com tanta preciosidade, simplesmente não terão sentido.

Apesar disso, nunca ignorei a existência da religião. Pelo contrário, comecei a ficar impressionado com suas metáforas, quando li algumas questões a respeito do judaísmo. Havia uma singeleza simbólica nas tradições ancestrais daquele povo errante do deserto da Palestina. Isso também me aproximou do cristianismo, em particular, o catolicismo romano, com suas complexidades teológicas e filosóficas e sua gloriosa história civilizacional. Assim, conhecer a figura de Jesus Cristo é algo que me apaixonou.


A idéia mitológica de uma modernidade utópica foi outro caso com que perdi a fé. É um senso comum a muitos intelectuais, ativistas e políticos, essa perspectiva idolátrica do progresso da humanidade, como se o presente e o futuro por si mesmos fossem uma época superior aos tempos históricos do passado. Essa crença fantasmagórica evolutiva da humanidade parece ser uma ilusão da era dourada, uma laicização do juízo final e do reino de Deus na Terra. O positivismo prega um futuro onde o mundo será regido pela cosmovisão racionalista e científica e a religião e a metafísica serão trituradas pela perspectiva positiva. O marxismo pretende essa mesma finalidade, através de um paraíso da sociedade materialista e sem classes. No geral, percebi que são falsas religiões, são falsas concepções de mundo. Não é por acaso que Auguste Comte acabou criando uma lunática e esotérica “religião da humanidade” e um “catecismo" ou uma "igreja positivista”. E os marxistas criaram o Partido-seita-oráculo-da-deusa-história, implantando a pior tirania jamais registrada na história humana.


Sinceramente, eu não acredito na "evolução" histórica da humanidade, tal como se supõe esse culto idolátrico ao tempo. Acho até uma tolice. Não existe nada criterioso que possa nos levar a crer que, cronologicamente, há um aperfeiçoamento da humanidade. Esta não se aperfeiçoa por um mecanismo evolutivo. Pelo contrário, a civilização pode ser perdida em uma década. Basta esquecermos os legados do passado e tudo será jogado na lata de lixo. Se há algo que acredito é que a civilização não é evolução, mas permanência. A história da civilização é um esforço pela continuidade e tradição. Algumas tradições se preservam através dos tempos, precisamente porque são autênticas, atemporais e universais. O cristianismo me ensinou uma coisa preciosa: que por trás das aparentes mudanças históricas, sociais e políticas, o que vale mesmo é o que pode ser preservado na eternidade, na transcendência. É ela, de fato, que dá uma continuidade histórica ao homem e a sua existência. Dá, inclusive, um referencial ético, moral e filosófico à sua existência. O que é de fato imutável, atemporal e eterno é o que deve ser compreendido como um legado autêntico da historicidade. Os homens podem viver em várias culturas e épocas. E, no entanto, continuam os mesmos nas suas essências. Sob determinados aspectos, a história nos liga ao passado, precisamente porque os homens de outrora possuem os mesmos dilemas, aptidões e dramas visíveis à nossa atualidade. A natureza humana continua a mesma. O culto do progresso é uma ideologia de glorificação insana do tempo, uma vangloria insensata de quem é contemporâneo a tal época. Em suma, uma notória besteira renascentista e iluminista. Quando me deparo com o culto do progresso na boca dos ativistas, eis que me recordo do nazismo e do bolchevismo, as duas doenças espirituais do século XX. Raramente a humanidade registrou tamanha perversidade moral. É tudo isso que até então o século XVIII, com o seu desprezo pelo passado religioso e pela sua idolatria ao progresso nos esperava?

Santo Agostinho, em suas Confissões, fala de algo que me causou profunda impressão: “Observado as outras coisas que estão abaixo de Ti, compreendi que absolutamente não existem, nem totalmente deixam de existir. Por um lado existem, pois provém de Ti; por outro lado não existem, pois não são aquilo que És. Só existe aquilo que permanece imutável. ‘Bom para mim é apegar-me com Deus’, porque, se eu não permanecer Nele, tampouco poderei permanecer em mim mesmo. ‘Ele, imutável em si mesmo, renova todas as coisas. Tu és o Meu Senhor, porque não tens necessidade dos meus bens”. Para os homens, os números são infinitos. E para Deus, o tempo simplesmente não existe, é insignificante.

Daí minha atávica rejeição e desprezo por todas as ideologias revolucionárias. Porque elas são essencialmente anti-históricas e destrutivas. Ou melhor, são doenças. Uma coisa que aprendi com elas é que as desordens espirituais do gênero humano acabam se refletindo na realidade e na ação humana. A deformidade política e social da ideologia nazista precisou, primeiramente, de uma deformidade moral sem precedentes no intelecto humano, na figura dos pensadores acadêmicos e universitários. O bolchevismo é algo bem pior. Aumentou exponencialmente o número de cadáveres do nazismo. E a loucura continua solta, sob os auspícios de uma classe de pessoas levianas, irresponsáveis, que apregoam novas justificativas para o genocídio. O embelezamento intelectual da feiúra estética, do rebaixamento moral e da violência e do crime em todas as suas formas é uma das coisas mais assustadoras da nossa época. Quem vê beleza num campo de concentração nazista e comunista e crê que isso é o belo futuro redentor da humanidade, deveria estar internado num manicômio judiciário. Porém, estes são os nossos formadores atuais de opinião, seja na mídia ou nas faculdades. O sonho deles é uma bota esmagando um rosto humano. São os sacerdotes da modernidade, que ao rejeitarem os compromissos da realidade e da transcendência em Deus, querem ser como deuses. Acabam virando monstros, tão demoníacos como aqueles encontrados no romance de Dostoievski.

Não me vejo como um grande modelo de cristão. Estou muitíssimo longe da perfeição e muito longe de ser um carola. Contudo, não consigo viver sem o cristianismo. Aliás, não consigo ver o mundo sem o cristianismo. São as minhas razões cristianíssimas, meus motivos autênticos de referência. Penso que quando o ocidente abandonar totalmente a fé na Cristandade, ele estará em decadência. Já está. É o que se assiste na civilização européia. Tomará conta do resto?! Aí será o final dos tempos!

29 comentários:

Marcus Paulo Rycembel Boeira disse...

Conde, extraordinário. O texto é a prova de teu gigantismo.
Porém, precisas experimentar mais a Cristo em tua vida meu irmão. Ore ao Senhor para que Ele te dê a fortaleza e a prudência necessária para atravessar os desertos de tua vida.
Meu amado mano, tu precisas mais do Senhor, pois a sabedoria e a inteligência não vem de nós, mas d´Ele. Portanto, seu texto é um testemunho fantástico de alguém que está começando uma caminhada com Jesus. Não olhe para trás. Deixe o Espírito Santo trabalhar na tua vida.
Porque a leitura da Palavra de Deus é lampada para nossos pés e luz para nossos caminhos.
Então, meu querido hermano, deixe a Palavra do Senhor entrar com força na tua vida e Ela te transformará, te dará santidade, te aproximará mais e mais do Senhor teu Deus.
Jesus é contigo!
DO TEU ETERNO IRMÃO MARCUS BOEIRA.

Luiz Fernando Vaz disse...

Nas suas palavras revi muito da minha própria história pessoal. Arrisco até fazer das suas palavras as minhas. Obviamente, sem o briho da sua clareza genial.

Belo artigo!

Parabéns!

Anônimo disse...

Adorei teu estílo, muito cloro e objetivo. Mas acho que sua perspectiva por demais "cristã", acaba produzindo um discurso etnocêntrico, de um mundo balizado por valores e comportamentos que há muito não são os que regem nossa sociedade plural. Pensar a sociedade a partir de uma visão tão unilateral,pode degenerar para o tipo de totalitarismo que vôcê mesmo condena. É bom lembrar, também, que se A. Comte defendia uma socieade baseada na racionalidade positivista ( uma grande ilusão), o modelo foi inspirado no próprio catolicismo. Comte inventou seus santos (horóis pátrios)e sua liturgia ( festas cívicas). A idéia de uma sociedade hierarquizada, onde cada um tem seu lugar, não foi produto original do pensador positivista, mas bebida nas fontes do catolicismo.

Conde Loppeux de la Villanueva disse...

Adorei teu estílo, muito cloro e objetivo. Mas acho que sua perspectiva por demais "cristã", acaba produzindo um discurso etnocêntrico, de um mundo balizado por valores e comportamentos que há muito não são os que regem nossa sociedade plural.

Conde-Meu querido amigo Sílvio, visão cristã não é etnocêntrica, precisamente pq ela compreende vários povos. Na verdade, as concepções do absoluto prevalecem nele, a despeito de várias culturas. Isso não nega a pluralidade da sociedade. O que não se pode aceitar é, que em nome da pluralidade, se possa aderir a um relativismo moral que destrói as escalas de valores e as categorias epistemológicas que nos fazem compreender a realidade.



Pensar a sociedade a partir de uma visão tão unilateral,pode degenerar para o tipo de totalitarismo que vôcê mesmo condena.

Conde-Eu até certo ponto, concordo com vc. Mas minha visão não é unilateral.


É bom lembrar, também, que se A. Comte defendia uma socieade baseada na racionalidade positivista ( uma grande ilusão), o modelo foi inspirado no próprio catolicismo.

Conde-Uma boa observação: na verdade, as ideologias totalitárias são perversões teológicas de cosmovisão do mundo. Não é por acaso que elas queiram destruir o Cristianismo na sua essência, ao mesmo tempo em que criam uma nova esfera deturpada de conceitos e dogmas. Analise pelo seguinte prisma: o positivismo e o marxismo são apostasias do judaísmo e do cristianismo. Terei uma oportunidade para explicar melhor para vc aonde quero chegar.



Comte inventou seus santos (horóis pátrios)e sua liturgia ( festas cívicas). A idéia de uma sociedade hierarquizada, onde cada um tem seu lugar, não foi produto original do pensador positivista, mas bebida nas fontes do catolicismo.


Conde-Observe uma coisa: o problema não é a sociedade hierarquizada, mas a concepção totalitária de hierarquia, que paradoxalmente, destrói as hierarquias dos valores éticos morais genuínos e a esfera dos poderes políticos intermediários que limitam o poder absoluto. Não cometamos o erro de crer que toda hierarquia é má. A hierarquia totalitária, que almeja controlar tudo e destruir a individualidade do ser humano, através de um poder absolutista, que é má.

Anônimo disse...

PARABÉNS!!!

EXCELENTE!!!

SENSACIONAL!!!

MARAVILHOSO!!!

VOCÊ É UM BOM HOMEM,CARO CONDE!!!

UM CRISTÃO DE VERDADE!!!

UM HOMEM TEMENTE A DEUS!!!

É POR ESTAS E OUTRAS QUE APRECIO TANTO O SEU BLOG!!!

VOCÊ É UM HOMEM DE VALOR!!!


CONTINUE ASSIM!!!

PARABÉNS,NOVAMENTE!!!


QUE DEUS LHE ABENÇOE E LHE PROTEJA!!!


KIRK (PORTO ALEGRE-RS)

Anônimo disse...

Ótimo post!

Unknown disse...

Piada isso? CERTEZA!
Alguma vez Deus pode ser relacionado à ética? Então ser ético é crer em D-u$?
Ética e moral são sinônimos? Então a existência humana está ligada à ética e a moral?
Então pessoas que viveram antes do termo judaico-cristão "d-u$" eram pessoa totalmente sem sentido?

Conde Loppeux de la Villanueva disse...

Piada isso? CERTEZA!

Conde-Piada é alguém falar de ética e se dizer petista.


Alguma vez Deus pode ser relacionado à ética?


Conde-Qual sociedade não criou uma ética fundada na religião? Praticamente todas as civilizações criaram.


Então ser ético é crer em D-u$?

Conde-Deus é o criador do ethos no homem.


Ética e moral são sinônimos?

Conde-Quem falou isso pigmeu?

Então a existência humana está ligada à ética e a moral?


Conde-Deve ser pq, como petista, vc é um sociopata sem nenhum tipo de moral.



Então pessoas que viveram antes do termo judaico-cristão "d-u$" eram pessoa totalmente sem sentido?


Conde-Quem falou isso?

Conde Loppeux de la Villanueva disse...

É interessante que o petista charlatão envolva Deus com a cupidez e avareza, quando na verdade, ele idolatra o governo mais corrupto da República Brasileira. Vai entender este notório psicótico!

Anônimo disse...

Caro Conde,parabéns pelas chineladas pedagógicas,aplicadas por você,nesta corja marxista de miolo mole(perdão pela redundância,hehehe)!!!

KIRK

Anônimo disse...

Conde ,
Você fala que buscou o cristianismo em especial o catolicismo .


O Cristianismo para você é algo real ou apenas uma "filosofia de vida" que te ajuda a ser um pessoa melhor?


Seria Jesus para vc o salvador , aquele que Deus enviara para livrar o homem da morte eterna?


Seria a biblia a base de toda a obra de Deus para humanidade ?


Seria Deus o único deus?


Como está na biblia Deus e seu filho Jesus são os unicos dignos de adoração ?

Deus demonstra repúdio a idolatria e "adoração a santos e deuses"?


Porque vc buscou o catolicismo?

Conde Loppeux de la Villanueva disse...

Você fala que buscou o cristianismo em especial o catolicismo .


O Cristianismo para você é algo real ou apenas uma "filosofia de vida" que te ajuda a ser um pessoa melhor?

Conde-Uma filosofia de vida tem algo a ver com a verdade ou algo real. Não sou relativista a ponto de achar que o catolicismo é algum tipo de capricho, tal como o horóscopo de jornal. Eu busquei o catolicismo pq ele faz prova da verdade.

Seria Jesus para vc o salvador , aquele que Deus enviara para livrar o homem da morte eterna?

Conde-Sim!


Seria a biblia a base de toda a obra de Deus para humanidade ?

Conde-A bíblia é uma delas, mas não é a única. Existe tb a Tradição da Igreja. E embora a bíblia seja a Verdade revelada, junto com a tradição, não nego que há outras manifestações de Deus na Terra. Os santos são um exemplo disso, o que está na Tradição da Igreja.


Seria Deus o único deus?

Conde-Claro que é o único. Só que ele é tri-uno.

Como está na biblia Deus e seu filho Jesus são os unicos dignos de adoração ?

Conde-Na figura de Deus, sim.


Deus demonstra repúdio a idolatria e "adoração a santos e deuses"?

Conde-Cite-me uma parte da bíblia que fale de "idolatria de santos". A Igreja Católica não "idolatra" santos, simplesmente os reverencia, como exemplos cabais de fé cristã. Não faça confusão, meu amigo. O que a bíblia condena é a idolatria, ou seja, a adoração divina a falsos ídolos. Nem por isso os judeus deixam de revenciar como símbolos de sua fé, indivíduos como Abrahan, Itshak e Yakov.


Porque vc buscou o catolicismo?


Conde-Pq o Catolicismo é a raiz da fé cristã.

Anônimo disse...

Caro conde,

Não entendo essa reverência da igreja católica´[...] procurei no dicionário o significado da palavra referência e idolatria:

do Lat. reverentia
s. f.,
acto de reverenciar;
respeito às coisas sagradas;
saudação respeitosa por inclinação do corpo;
----------
do Lat. idolatria por idololatria < Gr. eidololatreía
s. f.,
adoração dos ídolos;
acção de prestar a certas entidades as honras próprias da divindade;
amor, dedicação excessiva;
adoração cega.

Abaixo alguns versiculos que fazem alusão á idolatria - o que para você é apenas reverência .

Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagens de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás: porque EU, o Senhor teu DEUS, sou DEUS zeloso”....(Ex:. 20:3-5)


----------------------------
“Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortaram do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, com machado. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, mas não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhas receio deles, pois não podem fazer mal, nem tão pouco têm poder de fazer bem”.( Jr. 10:3-5 )

----------------------------------
Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem; tem ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles,” ( Sl. 135: 15-18 )

-----------------------------------


“Portanto meus amados, fugi da idolatria. Mas que digo ? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Sr. e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa dos demônios,” (I Co.10:14,19-21)

--------------------------------
“E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.”(Ap.9:20)

-------------------------------


A Igreja Catolica idolatra ,venera sim pessoas que por ela são consideradas santas ,tornando esses "SANTOS" MEDIADORES entre nós e Deus . Leia o versículo:

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. (At. 4: 12)
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. (I Tm. 2:5
-----------------------------------

Sobre Maria , ela própria reconhecia que necessitava de salvação: Disse então Maria: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque atentou na baixeza de sua serva”. ( Lc. 1: 46-48a ).
-----------------------------------
,você não pode dizer que Maria é simplismente lembrada como uma mulher agraciada por Deus , para os catolicos ela é uma intercessora e mediadora entre Deus e os homens .Leia o versículo abaixo:
“E, falando ele (Jesus) ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe (Maria) e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Porém ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos? E estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe”. (Mt. 12: 46-50)
“E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e as guardam”. ( Lc. 11: 27,28 )
-----------------------------------

Conde está claro o que Deus quer para nossas vidas , busque a Deus Ele quer se relevar .


João 4:23 - "Verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade" Quem não adora ao Pai em espirito e em verdade é falso adorador."

------------------------------

Jesus é a verdade .

Conde Loppeux de la Villanueva disse...

Caro conde,

Não entendo essa reverência da igreja católica´[...]


Conde-Claro que não entende, até pq precisa entender a Tradição.


procurei no dicionário o significado da palavra referência e idolatria:

do Lat. reverentia
s. f.,
acto de reverenciar;
respeito às coisas sagradas;
saudação respeitosa por inclinação do corpo;
----------
do Lat. idolatria por idololatria < Gr. eidololatreía
s. f.,
adoração dos ídolos;
acção de prestar a certas entidades as honras próprias da divindade;
amor, dedicação excessiva;
adoração cega.

Abaixo alguns versiculos que fazem alusão á idolatria - o que para você é apenas reverência .

Conde-Não senhor, é vc, como protestante, que modifica a interpretação dos conceitos, ao seu bel prazer. Isso é a idolatria da livre interpretação bíblica, que dá margem ao erro.



Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagens de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Conde-Algum católico faz alguma imagem de Deus? Que eu saiba não.



Não te encurvarás a elas nem as servirás: porque EU, o Senhor teu DEUS, sou DEUS zeloso”....(Ex:. 20:3-5)


Conde-E desde quando a Igreja Católica faz algo diferente?


----------------------------
“Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortaram do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, com machado. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, mas não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhas receio deles, pois não podem fazer mal, nem tão pouco têm poder de fazer bem”.( Jr. 10:3-5 )


Conde-Jeremias faz menção a idolatria do mundo antigo. Isso nada tem a ver com o catolicismo romano.


----------------------------------
Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem; tem ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles,” ( Sl. 135: 15-18 )


Conde-Quem disse que as imagens dos santos falam alguma coisa? As imagens são apenas representações alegóricas e artísticas, tal como uma fotografia. As imagens são apenas figuras simbólicas.





-----------------------------------


“Portanto meus amados, fugi da idolatria. Mas que digo ? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Sr. e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa dos demônios,” (I Co.10:14,19-21)


Conde-Mais uma vez, referência a deuses pagãos. E onde isso está no catolicismo? A desvirtuação protestante da interpretação bíblica é lamentável.




--------------------------------
“E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.”(Ap.9:20)


Conde-Mais deuses pagãos. E desde quando um católico reverencia um santo como deus?

-------------------------------


A Igreja Catolica idolatra ,venera sim pessoas que por ela são consideradas santas ,


Conde-É interessante essa histeria protestante pela veneração dos santos da Igreja. Eles podem rejeitar os homens santos do Catolicismo, mas idolatram pastores que fazem curas milagrosas, superstar de televisões riquíssimas com seus "shows da fé" e não vêem nisso nenhuma idolatria a homens. Ah sim, eles são os "homens de Deus" e estão acima de gente do quilate de São Francisco, Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino. Inclusive, algumas seitas protestantes são feitas de "profetas" milagreiros auto-nomeados.

tornando esses "SANTOS" MEDIADORES entre nós e Deus . Leia o versículo:

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. (At. 4: 12)

Conde-Primeiramente, a interseção dos santos da Igreja não é diferente de eu pedir pra vc orar pra mim. Isso não nega que o único mediador da Salvação é Jesus Cristo. Não é o santo que faz milagre, mas o próprio Deus, no rogo de um santo. Mas, da feita que o protestantismo troca os santos da Igreja por pastores de curas duvidosas, não me impressiona esta crítica tão ressentida aos santos da Igreja Católica.



“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. (I Tm. 2:5
-----------------------------------


Conde-E no entanto, os protestantes têm seus pastores auto-divinizados, que se outorgam fazer curas, milagres e shows de milagres na TV.


Sobre Maria , ela própria reconhecia que necessitava de salvação: Disse então Maria: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque atentou na baixeza de sua serva”. ( Lc. 1: 46-48a ).


Conde-E desde quando a Igreja Católica diz o contrário? Isso não nega o fato de que ela é santa. Mas o protestantismo é confuso mesmo: uma hora eles dizem que todos os crédulos de suas seitas são santos e envolvidos pelo Espírito Santo, quando eles negam justamente isso à Mãe de Jesus e aos santos da Igreja. Vai entender!


-----------------------------------
,você não pode dizer que Maria é simplismente lembrada como uma mulher agraciada por Deus , para os catolicos ela é uma intercessora e mediadora entre Deus e os homens .


Conde-Se o Senhor engrandece a alma de tão esplêndida mulher, a ponto de seu ventre gerar o Filho Unigênito abençoado que vai salvar a humanidade, é muita estupidez pensar que Maria, a mãe de Jesus, vai pro inferno.


Leia o versículo abaixo:
“E, falando ele (Jesus) ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe (Maria) e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Porém ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos? E estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe”. (Mt. 12: 46-50)
“E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e as guardam”. ( Lc. 11: 27,28 )


Conde-E onde isso prova alguma coisa? Prova tão somente que Cristo assume um compromisso com a humanidade pecadora e seu legado não se limita a sua família. Isso não nega a grandeza de Maria, nem sua verve de intercessora.



Conde está claro o que Deus quer para nossas vidas , busque a Deus Ele quer se relevar .


Conde-O problema do protestante é interpretar a bíblia aleatoriamente, sem o auxílio da tradição. A bíblia sem Tradição é a palavra sem o espírito.


João 4:23 - "Verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade" Quem não adora ao Pai em espirito e em verdade é falso adorador."

Conde-E os católicos deixaram de amar o Pai em espírito e verdade? Ai, ai, ai.

------------------------------

Jesus é a verdade .


Conde-Sua frase não diz nada. Jesus é a verdade, como é verdade todo o legado que ele deixou para a Igreja.

Conde Loppeux de la Villanueva disse...

Com o devido respeito aos meus amigos protestantes, mas é estranho que eles falem tanto de culto de imagens de prata e ouro e tenham no meio deles uma "teologia" tal como a da "prosperidade". . .quer idolatria maior de prata e ouro do que isso? Nem a Igreja, com sua riqueza do Vaticano, chegou a esse ponto.

Anônimo disse...

Conde,

Que tradição é essa que você fala?
Deus por meio de Jesus propõe ao homem uma nova forma de vida , a renovação pelo Santo Espírito. A tradição e a razão humana não leva ninguém á eternidade de Deus.
---------------------------------------------------------------------------
Não te encurvarás a elas nem as servirás: porque EU, o Senhor teu DEUS, sou DEUS zeloso”....(Ex:. 20:3-5)

Conde-E desde quando a Igreja Católica faz algo diferente?

João- A igreja se encurva sim, diante de imagens e as adoram como a Deus, tendo talvez a figura divina como uma força maior entre os “santos” católicos.


Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem; tem ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles,” ( Sl. 135: 15-18 )

Conde-Quem disse que as imagens dos santos falam alguma coisa? As imagens são apenas representações alegóricas e artísticas, tal como uma fotografia. As imagens são apenas figuras simbólicas.

João- Eles não falam porque estão mortos, e para os católicos sabemos que não é uma apenas representação artística tal como uma fotografia, eles são adorados venerados, só Deus Trino é digno de adoração. Os católicos fazem promessas a esses tais santos. Porque não fazer um concerto com Deus vivo que nos criou para sua adoração?


“Portanto meus amados, fugi da idolatria. Mas que digo ? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Sr. e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa dos demônios,” (I Co.10:14,19-21)

Conde-Mais uma vez, referência a deuses pagãos. E onde isso está no catolicismo? A desvirtuação protestante da interpretação bíblica é lamentável.

João - Ídolos são as pessoas santificadas pela igreja católica , e que por os “fieis” são adorados . Não consigo aceitar que centenas de pessoas se reúnam, louvem com cânticos, façam orações e etc. a uma imagem simplesmente pelo motivo de serem “representações alegóricas e artísticas”. Não sejamos ignorantes!


“E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.”(Ap.9:20)
Conde-Mais deuses pagãos. E desde quando um católico reverencia um santo como deus?

João – Sim , o católico não “titula” um santo como Deus , mas , o adoram sim como adoram a Deus . Coisa abominável a Deus , pois só Ele e seu filho são dignos de adoração .Eu já fui ao Juazeiro do Norte lá via pessoas subindo o monte até a estátua do Pe. Cícero de joelhos ou com um tijolo na cabeça ou com foto de uma pessoa doente. Porque eu faria tudo isso só por “representações alegóricas e artísticas”?

Conde-É interessante essa histeria protestante pela veneração dos santos da Igreja. Eles podem rejeitar os homens santos do Catolicismo, mas idolatram pastores que fazem curas milagrosas, superstar de televisões riquíssimas com seus "shows da fé" e não vêem nisso nenhuma idolatria a homens. Ah sim, eles são os "homens de Deus" e estão acima de gente do quilate de São Francisco, Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino. Inclusive, algumas seitas protestantes são feitas de "profetas" milagreiros auto-nomeados.

João- Caro Conde , não é histeria protestante e sim o que Deus fala para nós .Não discuto o mérito , exemplo de pessoas que cumpriram a obra de Deus enquanto vivos , eles devem sim serem lembrados como exemplos de servos fieis ,mas, NÃO ADORADOS .

É fato que nem todos são fieis á palavra de Deus , inclusive denominações evangélicas , erram pelo motivo descrito na própria bíblia “Errais por não examinar as escrituras”
Não existe quilate de gente para Deus, e é mais um erro católico que ela a idolatria .Há sim um senhor que está acima de todos nós : JESUS .

A bíblia descreve momentos de apostasia em que o povo de Deus passou .Cabe a cada um de nós discernir o que é santo e profano .Não existe pastor milagreiro auto-nomeados , se tem desses por aí pode ficar certo de que esse não atendende a revelação de Deus .

Conde-Primeiramente, a interseção dos santos da Igreja não é diferente de eu pedir pra vc orar pra mim. Isso não nega que o único mediador da Salvação é Jesus Cristo. Não é o santo que faz milagre, mas o próprio Deus, no rogo de um santo. Mas, da feita que o protestantismo troca os santos da Igreja por pastores de curas duvidosas, não me impressiona esta crítica tão ressentida aos santos da Igreja Católica.

João – Exato quando em estamos ViVOS ao orar um pelo o outro cumprimos uma orientação do nosso Deus , mas, a partir do momento que se roga a uma pessoa morta já é bem diferente .


Conde-E no entanto, os protestantes têm seus pastores auto-divinizados, que se outorgam fazer curas, milagres e shows de milagres na TV.

João – Não temos pastores divinizados , e sim uma pessoa que orientada por Deus conduz a igreja . Esses que proclamam outorgar milagres na TV Deus os julgará .Cabe somente a mim atentar a relevação da palavra de Deus e realizar sua obra condizente com Sua vontade(como está descrito na biblia) e não por “Tradição” ou por um PR. Que se afastou da grandiosidade de Deus e se misturou com a religião que não nos leva a Eternidade de Deus.



Conde-E onde isso prova alguma coisa? Prova tão somente que Cristo assume um compromisso com a humanidade pecadora e seu legado não se limita a sua família. Isso não nega a grandeza de Maria, nem sua verve de intercessora.

João- Maria foi uma mulher virtuosa como muitas serva de Deus , como já morreu não é mais intercessora , agora descansa na eternidade de Deus. E como certeza aqueles que cumpriam o preceito de Deus irão se encontrar na maravilhosa nova Jerusalém.

CONDE , nem mesmo os anjos de Deus aceitam adoração :
“E eu, João, sou aquele que vi e ouvi ESTAS COISAS. e, havendo-as ouvido e visto, prostei-me aos pés do Anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus”. ( Ap. 22: 8,9 ).


Há uma tendência atual de se querer representar Jesus e as coisas espirituais mediante objetos ou coisas. Este tipo de comportamento está também presente em algumas igrejas ditas evangélicas.
Ex: lenços ungidos, o copo santo da água abençoada, a rosa ungida, a bala ungida, e até mesmo o lápis com o qual se faz prova para passar em qualquer concurso.
Se não leva ninguém a nada é mais uma vez a razão humana sendo preponderante a revelação de Deus , nos afastando da eternidade .

Isso é o que acontece na humanidade , quando deixamos a Tradição e a razão prevalecerem a comunhão com Deus vai diminuindo a tal ponto que se perde o tesouro escondido que é a palavra revelada em nossas vidas.Levando a idolatria , aos ‘’milagreiros’’ aos “shows da fé” e etc.

Exemplos de idolatria :


a) SIMPATIA.
ex: receita para se ganhar mais dinheiro e etc...
b) SUPERSTIÇÃO.
ex: ( não passar debaixo de escadas;
medo de gato preto; e etc...
O horóscopo é um exemplo de prática pagã bem antiga, mas até hoje muito arraigada ao homem ( Is. 47: 13 )
c) AMULETOS OU TALISMÃS.
ex: fitinhas, terços, pé de coelho, ferradura, trevo de quatro pontas, cristais energéticos, pirâmides, baralho, instrumentos de ler a sorte, ler as mãos, presépio, etc...
d) FESTAS IDÓLATRAS.
ex: casamentos, batizados, e qualquer outros eventos em templos onde haja imagens. Outro exemplo é o culto aos padroeiros, festividades marianas. Dia de Cosme e Damião, festas



Conde , sou apenas um servo de Deus , não fiz teologia , nem acho preciso disso porque o que Deus tem para nós não está no mero estudo humano .Sou vestibulando , no final do ano prestarei vestibular para medicina . Faço parte não da igreja A, B ou C , mas, da igreja fiel preparada para a volta do Senhor Jesus .

Não voltarei a discutir , quero que você tenha a mesma experiência que eu tive .Deus mesmo concede ao homem interpretação de sua eficaz palavra , portanto caro amigo deixe de lada a religião e tradição de busque a Deus como eu fiz ,tenho certeza que vc o encontrar de forma verdadeira .

Há um juízo sobre este mundo, os sinais da volta do Sr. Jesus já se cumprem Depende somente de vc .

“Ficarão de fora os cães, e os feiticeiros, e os que se prostituem, os idólatras e qualquer que ama ou comete a mentira” (Ap. 22: 15)

Conde Loppeux de la Villanueva disse...

Que tradição é essa que você fala?

Conde-A tradição cristã genuína, que fez a biblia, condensou a teologia, os valores e a instituição da Igreja.


Deus por meio de Jesus propõe ao homem uma nova forma de vida , a renovação pelo Santo Espírito. A tradição e a razão humana não leva ninguém á eternidade de Deus.


Conde-Vc só tem essa bíblia debaixo do braço por conta da Tradição. Aliás, foi a Tradição que nos fez cristãos. Logo, negar a Tradição é negar a própria religião e a ligação com Deus.

Anônimo disse...

Eu não nego a "tradição" só não creio em Deus por tradição , creio em Deus e em seus preceitos porque tive um intrísica experiência com Ele . Não porque um Padre ,rabino ou Pastor usou da retórica para me convencer que Deus criou o mundo e tudo que há para sua adoração .

Por isso nao vivo a TRADIÇÃO e sim a constante revelação de Deus em minha vida .
Vivo minha própria experiência , e não a de Moisés , Jó , Davi ....
Claro que aprendendo muito com o que Deus fez na vida deles e de tantos.

Conde Loppeux de la Villanueva disse...

João- A igreja se encurva sim, diante de imagens e as adoram como a Deus, tendo talvez a figura divina como uma força maior entre os “santos” católicos.

Conde-Lamento dizer, mas vc está agindo de má fé. O católico não reverencia os santos como deuses. Os santos são homens cuja vida inspiram exemplos de fé cristã.


João- Eles não falam porque estão mortos,


Conde-Que eu saiba, imagens não têm vida própria, pq são figuras pictóricas. Quem está vendo chifres em cabeça de cavalo é o nosso amigo protestante.


e para os católicos sabemos que não é uma apenas representação artística tal como uma fotografia, eles são adorados venerados, só Deus Trino é digno de adoração.

Conde-Vc tem que saber a diferença entre reverência e adoração. Reverenciar é respeitá-los como símbolos de nossa fé, tal como os judeus reverenciam Abraham, Isaac, Jacó e Moisés. A nossa adoração católica é pelo Deus trino e só. Isto pq os santos como imagens são figuras simbólicas. Não admiramos a imagem por si mesma, e sim as pessoas representadas.

Os católicos fazem promessas a esses tais santos.

Conde-As promessas são obrigações que os católicos se imputam para fazer penitências, no sentido de uma graça.


Porque não fazer um concerto com Deus vivo que nos criou para sua adoração?


Conde-Se eu pedir pra vc orar por mim, é pq reneguei a Deus?





João - Ídolos são as pessoas santificadas pela igreja católica ,

Conde-Vamos ver se entendi: pessoas como vc bajulam pastores de carne e osso como "homens de Deus" e quer negar esse caráter aos mártires da Igreja Católica? É muita areia para seu caminhãozinho, não acha?


e que por os “fieis” são adorados .

Conde-Eles são reverenciados, sim, pq são santos.


Não consigo aceitar que centenas de pessoas se reúnam, louvem com cânticos, façam orações e etc.


Conde-Sinceramente, a sua opinião não nos interessa nem um pouco.


a uma imagem simplesmente pelo motivo de serem “representações alegóricas e artísticas”. Não sejamos ignorantes!

Conde-Sua revolta é boba e merece um comentário. Na época de Israel, os judeus reproduziam símbolos da Arca da Aliança e dos anjos, sem que isso se tornasse idolatria. O conceito judeu de idolatria está na idéia de que a figura de Deus não pode ser representada. Deus nunca é representado como figura humana, salvo a figura de Jesus, o que é permitido, pq ele tb tinha natureza humana.


João – Sim , o católico não “titula” um santo como Deus , mas , o adoram sim como adoram a Deus .

Conde-Eu quero que vc me prove que um católico reverencie um santo mais do que o próprio Deus. . .onde estão as evidências?


Coisa abominável a Deus , pois só Ele e seu filho são dignos de adoração .


Conde-Vc faz uma confusão doida entre adoração e reverência. Mas tudo bem, vc é protestante.


Eu já fui ao Juazeiro do Norte lá via pessoas subindo o monte até a estátua do Pe. Cícero de joelhos ou com um tijolo na cabeça ou com foto de uma pessoa doente. Porque eu faria tudo isso só por “representações alegóricas e artísticas”?

Conde-Que haja manifestações exageradas a respeito dos santos, pode-se até discutir isso. Mas, nem por isso negamos a importância dos santos como homens destacados pela sua fé. Isso pq, o Padre Cícero nem é reconhecido pela Igreja.




João- Caro Conde , não é histeria protestante e sim o que Deus fala para nós .

Conde-Vc sabe o que Deus quer? Que prepotência.


Não discuto o mérito , exemplo de pessoas que cumpriram a obra de Deus enquanto vivos , eles devem sim serem lembrados como exemplos de servos fieis ,mas, NÃO ADORADOS .


Conde-Tampouco adoramos os santos, mas apenas são sinais de nossa reverência por eles. Agora, na falta de santos, os protestantes idolatram pastores como profetas e charlatães.


É fato que nem todos são fieis á palavra de Deus , inclusive denominações evangélicas , erram pelo motivo descrito na própria bíblia “Errais por não examinar as escrituras”

Conde-O problema do protestante não é examinar a Escritura e sim examiná-la bem mal.


Não existe quilate de gente para Deus, e é mais um erro católico que ela a idolatria .

Conde-Claro que existe! Sua idéia é blasfemosa. Quer dizer que Deus não faz distinções entre as pessoas que ele abençoou com o dom da santidade? Essa negação igualitária das diferenças é boba e nem merece consideração.


Há sim um senhor que está acima de todos nós : JESUS .

Conde-E quem nega o contrário? Nunca vi católico afirmar que a Virgem Maria é maior do que Jesus.


A bíblia descreve momentos de apostasia em que o povo de Deus passou .Cabe a cada um de nós discernir o que é santo e profano .

Conde-Não senhor. Cabe a Igreja, através do Magistério, analisar isso.


Não existe pastor milagreiro auto-nomeados , se tem desses por aí pode ficar certo de que esse não atendende a revelação de Deus .


Conde-No entanto, eles existem na sua igreja. . .

João – Exato quando em estamos ViVOS ao orar um pelo o outro cumprimos uma orientação do nosso Deus , mas, a partir do momento que se roga a uma pessoa morta já é bem diferente .

Conde-Vc não acredita na imortalidade da alma? Os católicos acreditam. Os santos podem estar mortos em carne, mas estão vivos em espírito, em comunhão com Deus. O protestantismo é visivelmente materialista neste aspecto.


João – Não temos pastores divinizados , e sim uma pessoa que orientada por Deus conduz a igreja .

Conde-Ah sim, os santos não são abençoados por Deus e sim os pastores! Tá bom!


Esses que proclamam outorgar milagres na TV Deus os julgará .Cabe somente a mim atentar a relevação da palavra de Deus e realizar sua obra condizente com Sua vontade(como está descrito na biblia) e não por “Tradição” ou por um PR.

Conde-Sua balela não sobrevive a uma análise histórica séria. Se eu negar a Tradição que fez a bíblia, eu posso perfeitamente inventar a bíblia que quiser e dizer que isso é a "palavra de Deus". Não é isso que os mórmons fizeram? Ou que os protestantes fizeram, quando renegaram a Vulgata Latina e aceitaram o canon judaico?

Que se afastou da grandiosidade de Deus e se misturou com a religião que não nos leva a Eternidade de Deus.


Conde-Depois de 2 mil anos de história cristã, no nosso amiguinho gnóstico descobriu que foi o único cristão verdadeiro deste mundo!



João- Maria foi uma mulher virtuosa como muitas serva de Deus , como já morreu não é mais intercessora , agora descansa na eternidade de Deus.

Conde-Ela descansa como? Se ela está na eternidade e é santa, ela vive na comunhão dos santos e está viva, em espírito.


E como certeza aqueles que cumpriam o preceito de Deus irão se encontrar na maravilhosa nova Jerusalém.


Conde-Aqueles que estão mais próximos de Deus, que são os santos, roga-se a eles para tal fim de bênçãos, para nossa intercessão.

CONDE , nem mesmo os anjos de Deus aceitam adoração :
“E eu, João, sou aquele que vi e ouvi ESTAS COISAS. e, havendo-as ouvido e visto, prostei-me aos pés do Anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus”. ( Ap. 22: 8,9 ).


Conde-Os anjos agoram viraram santos? Que interpretação tosca.



Há uma tendência atual de se querer representar Jesus e as coisas espirituais mediante objetos ou coisas. Este tipo de comportamento está também presente em algumas igrejas ditas evangélicas.


Conde-O sr. parte de uma interpretação primária e desleixada da bíblia. Mesmo a bíblia é cheia de símbolos ritualísticos. Nada isso vai mudar por conta de sua pregação boba e irrefletida.


Ex: lenços ungidos, o copo santo da água abençoada, a rosa ungida, a bala ungida, e até mesmo o lápis com o qual se faz prova para passar em qualquer concurso.

Conde-Bem, o protestantismo é superstição do começo ao fim.


Se não leva ninguém a nada é mais uma vez a razão humana sendo preponderante a revelação de Deus , nos afastando da eternidade .

Conde-Que gnosticismo tosco.

Isso é o que acontece na humanidade , quando deixamos a Tradição e a razão prevalecerem a comunhão com Deus

Conde-Ou seja, o nosso amigo aqui está querendo negar os fatos históricos que corroboram com uma interpretação correta da bíblia, ou seja, a Tradição, para imputar, ele próprio, o que ele acha pessoalmente da bíblia! Ora, que que é isso?


vai diminuindo a tal ponto que se perde o tesouro escondido que é a palavra revelada em nossas vidas.Levando a idolatria , aos ‘’milagreiros’’ aos “shows da fé” e etc.


Conde-Falou o nosso profeta revelado, acima da Tradição, da razão e de dois mil anos de história da Igreja.


d) FESTAS IDÓLATRAS.
ex: casamentos, batizados, e qualquer outros eventos em templos onde haja imagens.

Conde-Realmente estou vendo que vc é um completo tolo. O batizado está escrito na bíblia como Sacramento da Igreja, junto com o Casamento. Agora, que vc seja um gnóstico pernóstico, bem, isso já está provado na sua interpretação "pessoal" da bíblia. A sua pessoalidade não serve de parâmetros para a Cristandade.


Outro exemplo é o culto aos padroeiros, festividades marianas. Dia de Cosme e Damião, festas.

Conde-As festas cristãs se assemelham as festas judaicas de antigamente. O problema é argumentar com alguém que tem um conhecimento limitado de história da religião e interpreta a bíblia de acordo com sua cabeça.



Conde , sou apenas um servo de Deus , não fiz teologia , nem acho preciso disso porque o que Deus tem para nós não está no mero estudo humano .

Conde-Vc acha que sua ignorância justifica as bobagens que vc falou?


Sou vestibulando , no final do ano prestarei vestibular para medicina . Faço parte não da igreja A, B ou C , mas, da igreja fiel preparada para a volta do Senhor Jesus .

Conde-Ou seja, não importa as loucuras doutrinárias de sua IGreja. Qualquer uma que fale em nome de Deus, é pq é de Deus?

Não voltarei a discutir , quero que você tenha a mesma experiência que eu tive .Deus mesmo concede ao homem interpretação de sua eficaz palavra , portanto caro amigo deixe de lada a religião e tradição de busque a Deus como eu fiz ,tenho certeza que vc o encontrar de forma verdadeira .


Conde-Ou seja, busque aquilo que o João Emiliano pensa como religião. Que tosco!

Conde Loppeux de la Villanueva disse...

Eu não nego a "tradição" só não creio em Deus por tradição , creio em Deus e em seus preceitos porque tive um intrísica experiência com Ele .


Conde-O fato de vc ter alguma suposta experiência com Deus não nega a revelação dele através dos tempos, nem a Tradição que preserva a ortodoxia verdadeira da fé.


Não porque um Padre ,rabino ou Pastor usou da retórica para me convencer que Deus criou o mundo e tudo que há para sua adoração .


Conde-Não adianta reduzir Deus dentro de sua irracionalidade.

Por isso nao vivo a TRADIÇÃO e sim a constante revelação de Deus em minha vida .

Conde-Vc vive a Tradição. A bíblia é fruto dela.

Anônimo disse...

tradição
do Lat. traditione, entrega
s. f., acto de transmitir ou entregar;

transmissão oral de lendas, factos, etc. , de pais para filhos;
transmissão de valores espirituais de geração em geração;
conhecimento ou prática que provém da transmissão oral ou de hábitos inveterados;
hábito;
uso;
notícia de um facto transmitido oralmente ou por testemunho que livros, sucessivamente publicados, confirmam;
recordação;
memória.

----------------------------------

De fato alguem falou para mim do projeto de Deus . Mas não passei a acreditar em Deus e viver uma nova forma de vida com o espirito santo em mim por causa disso e sim porque eu SÓ busquei a Deus e o encontrei .


Qual é teologo ,padre ,seminarista , filosofo[...] ?

Anônimo disse...

Desculpe-me pelo erro na hora de escrever .

Quero perguntar se você é teologo , padre , seminarista ou filosolo.

Anônimo disse...

Caro Conde,este "joão" é mais um coitado;mais um decorador de capítulos e versículos bíblicos!!!

Ou será mais um fanático,que se acha suficientemente preparado e sábio o bastante para,leviana e arrogantemente,entrar neste blog para tentar fazer uma lavagem cerebral no Conde e esperar que este,ingenua e estupidamente,jogasse fora o saber teológico do catolicismo(cristianismo),ardua e laboriosamente desenvolvido por homens tementes a DEUS,durante dois milênios???!!!


"João",vai estudar primeiro o que é o CATOLICISMO;o que é a SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA,etc.Depois,quem sabe,pode retornar aqui,para levar mais algumas chineladas pedagógicas e,por que não?!,teológicas!!!


Caro Conde,imagino a sua paciência para suportar esta gentinha!!!


KIRK

Anônimo disse...

KIRK
-------------------------------
Caro Conde,imagino a sua paciência para suportar esta gentinha!!!
-----------------------------------

Joao- Kirk ,fico imaginando como Deus tem que ser paciente conosco . Como a biblia relata se não fosse o imensurável amor de Deus já haviamos sido consumidos.

Quão pobre é o viver Humano!

--------------------------------
Ou será mais um fanático,que se acha suficientemente preparado e sábio o bastante para,leviana e arrogantemente,entrar neste blog para tentar fazer uma lavagem cerebral no Conde e esperar que este,ingenua e estupidamente,jogasse fora o saber teológico do catolicismo(cristianismo),ardua e laboriosamente desenvolvido por homens tementes a DEUS,durante dois milênios???!!!
----------------------------------
Joao- Não tenho a mínima intenção de fazer "Lavagem Cerebral" , mesmo se quisesse não consegueria por ter apenas 17 anos , meu potencial cognitivo pueril não permitiria - risos .


O que o "saber teológico do catolicismo" ante a palavra de Deus(biblia)?


No momento em que em mim ha sinceridade no buscar a Deus , a biblia deixar de ser um lindo livro para ser O PROJETO DE DEUS relevado a cada pessoa.O próprio Deus nos outorga á interpretação.

-----------------------------------
"João",vai estudar primeiro o que é o CATOLICISMO;o que é a SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA,etc.Depois,quem sabe,pode retornar aqui,para levar mais algumas chineladas pedagógicas e,por que não?!,teológicas!!!
-----------------------------------

Quero fazer medicina e não teologia . Vou estudar sim , mas, não a "santa igreja católica ROMANA" e sim a OBRA de Deus em vida, para poder adorá-Lo em espírito em verdade .

---------------------------------
KIRK , medite :

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14.6)

Anônimo disse...

João,às 11:30 PM,vai tomar no cú!!!


Tem 17 anos e já ousa dar o ar da graça,o coitado...

Ele diz pretender estudar Medicina,imaginem só!E perde seu precioso tempo conosco,em vez de estudar medicina JÁ...Mas,como um legítimo estudante terceir-mundista,prefere começar a estudar QUANDO CONSEGUIR ENTRAR PARA A FACULDADE,hehehe!!!

Detalhe:nem o nome completo da Igreja,o infeliz é capaz de lembrar e escrever,hehe...(Só espero que,E QUANDO,CONSEGUIR ENTRAR e,EVENTUALMENTE,SAIR FORMADO DA FACULDADE,não esqueça no corpo do paciente,algum instrumento,caso opte por ser cirurgião,hehe...)


17 anos e já sai tanta merda!!!

Você é um coitado,um fracassado,"João"...

Procure um blog esquerdista,infeliz...

Está perdende o seu precioso tempo,futuro "médico',hehehe...



KIRK

Anônimo disse...

O João quer estudar medicina? Ótimo. Será que ele será coerente e não irá trabalhar em nenhum hospital, instituição criada pela Igreja Católica? Aliás, se eu fosse ele, não estudaria em nenhuma universidade, uma vez que esta intituição também foi criada pela Igreja Católica.

Anônimo disse...

"No momento em que em mim ha sinceridade no buscar a Deus , a biblia deixar de ser um lindo livro para ser O PROJETO DE DEUS relevado a cada pessoa.O próprio Deus nos outorga á interpretação."

Este "João" das 11:30 PM está escrevendo sobre o que não sabe,e o que não entende em profundidade,lamentavelmente!Mas isto é típico do brasileiro:falar e escrever sobre o que não sabe direito!Exemplos não faltam!Um destes é o "Ignorácio" Lula da "Selva",conhecido por Apedeuta,Molusco,Alibabá,Sapo Barbudo,Mulla,etc.

Como diz o Olavão,só com uma Educação verdadeiramente SUPERIOR,para fazer frente à idiotia,à imbecilidade característica do brasileiro...


O seu blog é muito bom,prezado Cavaleiro Conde!

Anônimo disse...

Silvio,4:32 PM,vc. bebeu?Só pode...

Sugiro-lhe que estude mais,mas muito mais mesmo,sobre O QUE É CATOLICISMO!

Mais:o Catolicismo(cristianismo) e o Positivismo,de Comte,são antagônicos,totalmente...


Caro Conde,parece que as bruxas estão soltas(invadiram até este blog...)!



Um abraço!

AmericanMonk247 disse...

Olá.

Eu abandonei o cristianismo, porque há certas orientações morais que, em muitas situações, levam a contradições. Eu abandonei o cristianismo, porque eu teria que assumir muitas coisas e acreditar nessas suposições completamente, mesmo que não há nenhuma evidência para isso, e mesmo se ele pode me levar por um caminho escolhido por mim por uma sociedade ignorante. Moral evolue em todos nós, mas a religião, por definição, não pode evoluir ao menos que próprio Deus venha a Terra para alterar certas crenças ultrapassadas. Eu não sou um cristão, porque minha vida é muito melhor sem ser amarrado por pressupostos ilógicos. Entendo porque as pessoas escolhem uma religião. Não são boas razões.Eu pode decidir por mim mesmo o que é certo e errado. Eu cientificamente entendo o meu lugar no universo, e faz muito mais sentido sem a suposição de um Deus. Mais importante, eu não sou um teísta porque descobri Determinismo. É uma conclusão lógica que me coloca em uma compreensão objetiva de por que o Deus cristão não pode ser justo.